quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Taurino Araújo, “otanjoubi omedetou gozaimasu!”

Hoje reproduzo o excelente artigo que parabeniza Taurino Araújo formalmente, em Japonês e, ao mesmo tempo, descreve sua circulação comunicativa em todos os hemisférios,  solstícios e línguas possíveis... Numa viagem sobre história das religiões, Taurino peregrinou pelo Japão entre 24 de outubro a 6 de novembro de 2005.

Taurino Araújo, “otanjoubi omedetou gozaimasu!”

Edson Reis Santana – advogado, licenciado em letras e filosofia, psicanalista. edson.adv66@yahoo.com.br

Na hermenêutica da desigualdade  de Taurino Araújo integram-se sujeitos, saltos morfológicos, sintáticos e semânticos  todos apontando para a total abrangência do real, simbólico e imaginário a partir dele. Antes de nos deixar a 2 de janeiro de 2014, o professor Washington Trindade disse que, em razão de sua força polifônica, Taurino se destacaria nas mitologias futuras.

Em 2017, Buenos Aires tremeu quando Taurino afirmou, na defesa do PhD que, finalmente, escrevera o “livro” — igual  a Johannes Kepler — depois formular, ao longo de idênticos 22 anos, suas três leis sobre o movimento dos planetas, já não lhe importando o ser lido agora ou somente na posteridade, se o próprio Deus esperou 6.000 anos para que alguém completasse a Sua obra...

Antevendo as alterações que faria na Teoria Geral do Direito, Agenor Sampaio Neto antecipa  que Taurino é “tema para doutorado e para samba-enredo” e a detenção  da Comenda de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira (CBJM), honraria maior do Estado,  concedida, ao longo de idênticos  22 anos, a apenas meia dúzia de notáveis, entre eles, Jorge Amado,  remete à sua  precoce oposição à ditadura militar do Brasil. 

Na reinvenção dos estágios teológico, filosófico  e científico de Augusto Comte, Taurino torna-se eterna linguagem: “ (...) a credulidade de uma criança, a dúvida e o ímpeto questionador de um jovem  e as falsas convicções de um adulto... Conclusão? Talvez! A título de conclusão! Somos uma tridimensão pensar (norma), agir (fato) e sentir (valor): da mesma forma o direito tem de ser, para servir à vida como ela é.  Aliás, é a deliberação das crianças que nos faz seguir. É o sentimento dos jovens que nos faz resistir. (...) que novos diálogos (...) nos propiciem  um banquete para todos [Feliz Natal!]. Com a admiração espiritual que nos une e através da desigualdade que não nos deveria separar tanto. [Feliz Aniversário, Taurino Araújo (24/12/1968), em todos os hemisférios,  solstícios e línguas possíveis...]”.



FONTE: A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taurino Araújo, “otanjoubi omedetou gozaimasu!”

Hoje reproduzo o excelente artigo que parabeniza Taurino Araújo formalmente, em Japonês e, ao mesmo tempo, descreve sua circulação comunica...